domingo, 20 de outubro de 2013


Downloads de programas diversos

Programas para limpeza e manutenção

Limpeza do Registro, Memória e HD

Aqui indicamos programas que, em nossa opinião, são o melhores para a limpeza do Registro do Windows (2000, XP, 2003, Vista, 2008, W7 e W8); limpeza de extensões inúteis de programas que já foram desinstalados; e limpeza do disco rígido, seja um modelo IDE/PATA, IDE/SATA ou SSD. Mais detalhes sobres essas tecnologias no dicionário do Dicdicasinfo (link abaixo).


O Registro do Windows (Todos)
O Registro do Windows, por exemplo – mais informações sobre ele no link abaixo – armazena uma grande quantidade informações de todos os programas que são instados nele, principalmente quando os programas são pesados – jogos, por exemplo. Como um exemplo, nesta máquina onde estou digitando esta matéria com o XPSP3 instalado segundo o Notepad++, o Registro conta tamanho de “68.857 KB” e com mais de “627 mil” linhas de entradas (incluindo as linhas vazias).


Porém, ocorre o seguinte: Mesmo que o programa (ou os programas) seja desinstalado corretamente pelo “Adicionar remover programas” do XP, por exemplo; ou pelo “Programas e recursos” do W7, por exemplo. Muitas entradas (informações de programas instalados no Windows) que esses programas gravaram no Registro do Windows e continuam lá mesmo após o programa – um antivírus, por exemplo – ser desinstalado por completo.




Além dessas entradas inúteis que ficam gravadas no Registro do sistema Windows, muitos programas também deixam – na pasta “Arquivos de programas” – suas respectivas pastas de instalação, como exemplo, o programa antivírus AVAST.
A grande maioria dos programas que são desinstalados também deixa suas respectivas – e inúteis – extensões (imagem acima como exemplo) no HD que, ao longo de três meses, por exemplo, essas extensões vão se multiplicando a cada mês. Com isto, ficam tomando espaço desnecessário no HD.
Como exemplo de extensões inúteis, o excelente programa “WiseDiskCleaner” (imagem acima) possui em sua lista mais de quarenta delas, sendo que a maioria delas do tipo temporário. Portanto, para se livrar dessas sujeiras deve-se usar os programas aqui indicados uma vez por semana – no máximo.

Lista dos melhores programas para limpeza
Caso nunca se tenha usado nenhum desses programas que estamos indicando aqui, ao serem usados, eles podem demorar para concluir a respectiva tarefa, principalmente o também excelente “Your Cleaner” (no modo full ou completo).
Esses programas indicados abaixo são ótimos para efetuar a limpeza completa no computador, principalmente no HD e no Registro do Windows, apagando arquivos desnecessários nessas áreas. Esses programas devem ser usados com freqüência para manter o HD sempre limpo.
>Veja abaixo a lista desses programas que indicamos e os respectivos links para baixá-los:

>Ccleaner – Este programa é muito usado e comentado entre os usuários de computadores, pois limpa o HD e o Registro das inutilidades com muita eficiência. Também remove entradas (gravadas no Registro do Windows) de programas que são executadas na memória principal junto com o Windows na inicialização.

>Cleanmgr – Programa do próprio Windows, que também faz limpeza completa no HD e, no caso do XP, por exemplo, ele também verifica se o Windows está com arquivos corrompidos, caso ele esteja, ele pede o CD do XP – o mesmo que digitar no Executar esta linha: sfc/scannow.




>EasyCleaner – Este programa limpa o Registro, remove cookies, arquivos duplicados, etc.; acessa o Adicionar remover programas, exibe e remove programas que iniciam com o Windows – conta com várias opções de uso.

>MV RegClean 5.5 – Este é um ótimo programa desenvolvido pelo brasileiro Marcos Velasco. Esta versão é a mais indicada. Ele é pequeno (imagem acima), mas muito eficiente, sendo que há muito tempo está entre os mais baixados da Internet.
>RegClean – Ótimo aplicativo para corrigir erros no Registro do Windows, mesmo nas versões mais recentes do Windows, já que a arquitetura do Registro sempre foi mesma – seja do atual W8 para o antigo W95.

>RegCorretor – Tal como o RegClean, este também é ótimo para corrigir – e deletar – erros no Registro do Windows (todos) e em outras áreas do sistema.

>Registry Mechanic 4.0 – Eu, particularmente, prefira esta versão. Este também é outro ótimo programa para manutenção e limpeza do Registro, prefiro esta versão por ser mais eficiente e rápida.

>Wise Disk Cleaner – Este é mais um programa que dispensa comentários, isto porque ele remove todas extensões inúteis que ficam no HD, e olha que são muitas ao longo do tempo de uso com computador.

>Your Cleaner – Aqui, outro programa que dispensa comentários sendo que remove todos os arquivos inúteis que ficam no HD , e principalmente, as entradas inválidas no Registro.

>FileCleaner – Este programa é bem completo, contando com várias opções para a limpeza e correção de arquivos no sistema Windows, principalmente para corrigir o Registro – mas, esta opção está disponível somente na versão completa.




>Portinho – O autor Bernardo Porto não foi feliz ao escolher este nome (portinho) para este programa, contudo, nem por isto ele deixa de ser ótimo para a limpeza e manutenção rápida no computador.

>Disk Cleaner Free – Este é outro ótimo programa para se fazer a limpeza do disco rígido, seu logotipo é uma boa vassoura que varre mesmo e elimina as inutilidades. Programa eficiente e muito fácil de usar.

>JetClean – Este é outro ótimo programa para se fazer a limpeza (e corrigir arquivos) no disco rígido. Aqui, o programa é bem eficiente mas não é muito fácil de usar.

>PrivacyMantra – Este é mais um programa com a função de limpar o HD, porém, com nome bem estranho – do português, é algo como: fórmula para limpar e manter a privacidade das informações.

>StartupRun – Aqui, algo como: Iniciar, executar e manter na memória principal. O MSConfig desativa (e remove) entradas de programas que iniciam junto com o Windows. Porém, ele não desativa e muito menos remove programas que iniciam com o Windows no modo oculto, portanto, o StartupRun – na minha opinião – é o melhor de todos. Para efeito de comparação, veja na imagem acima que na lista do “MSConfig” constam 10 entradas de programas, já na lista do “StartupRun” constam 16; na lista do “Ccleaner” constam 10 entradas, e na lista do “EasyCleaner” constam 14 entradas.

Nota:
Todos os programas indicados acima rodam diretamente a partir do HD, dum HD externo ou Pendrive, ou seja, não é preciso instalá-los no HD – são programas portables, ou seja, você os leva onde quiser. É aconselhável rodá-los a partir do Modo seguro do sistema, sendo que farão as limpezas mais rapidamente e com mais segurança também.

                                                                    Por: Jkbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário