terça-feira, 3 de abril de 2012

Notebooks – Quais são as melhores marcas?

Notebooks: equipamentos que no Brasil até 2009 foram privilégios de poucos, tornando-se uma febre nacional já a partir de 2010 entre os brasileiros. Inclusive – como ocorre com os celulares –, brasileiros de baixa renda podem comprá-los já que eles podem pagar em dez ou mais parcelas. E com o baixo custo dos Notebooks, principalmente modelos das marcas mais populares, como exemplos: Positivo, Samsung, Asus, Itautec, Semp Toshiba e Acer, de qualidade razoável e com configuração de hardware média, as parcelas não pesam no orçamento deles.
E devido a isto, muitos e muitos brasileiros estão comprando Notebooks e Netbooks pelos quatro cantos do Brasil. E devido a isto também, daqui a três ou cinco anos, no máximo, teremos uma grande quantidade de sucatas de Notebooks e Netbooks – mais lixo tecnológico no Planeta Terra –, somando-se aos lixos tecnológicos já existentes em grande quantidade, como as fontes de PCs, HDs, módulos de memórias, estabilizadores, impressoras, celulares, TVs, e muitos outros.





Atualmente o mercado nacional está cheio de Notebooks de má, boa e ótima qualidade, portanto, na hora de comprar deve-se observar certos detalhes para não se arrepender depois, já que esses equipamentos exigem cuidados especiais de quem os utilizam no dia-a-dia, bem diferentes dos PCs que estão preparados para todos os tipos de usuários e todos os tipos de programas – principalmente preparados para jogos.
Definitivamente os Notebooks de baixo custo (na faixa de 800 a 1500 reais) NÃO são para rodar jogos, e também, NÃO se deve usá-los o dia inteiro como se usa os PCs.
Só observar o preço baixo (preço compatível com os bolsos de brasileiros de baixa renda), facilidade no pagamento (várias parcelas), a capacidade do HD em Gigabytes (500 GB, por exemplo) para o armazenamento permanente dos dados, a capacidade da memória RAM em Gigabytes (2 GB, por exemplo) para o armazenamento temporário dos dados, e a capacidade do Processador em núcleos (2, Core2Duo, por exemplo) e em Gigahertz (2 GHtz reais, 2 núcleos é o mesmo que 4 GHtz) para os processamentos dos dados na memória RAM – não bastam.
Na maioria das vezes – no caso dos Notebooks (também vale para os Netbooks) – a marca do fabricante faz uma grande diferença no quesito qualidade e durabilidade desses equipamentos, como veremos nos tópicos abaixo.

Obs.: Saber usar os Notebooks (e Netbook) também ajuda – e como ajuda – a manter os mesmos em perfeitas condições e, principalmente, prolongar a vida útil dos equipamentos e suas respectivas baterias.

A finalidade desta matéria é apontar quais marcas (e respectivos fabricantes) de Notebooks que se destacaram – e que ainda continuam em destaque – nos últimos seis anos (2007, 2008, 2009, 2010 2011 e 2012). Isto graças a conceituada e respeitada "Pesquisa Info de Marcas - Consumidores", da Revista Info, publicada mensalmente pela editora Abril ( http://info.abril.com.br/arquivo/index.shtml
Como o próprio nome da pesquisa já diz: Pesquisa Info de Marcas - Consumidores, a pesquisa é feita entre os próprios consumidores dos respectivos produtos, e neste caso, vale a máxima: Quem possui e sabe usar conhece o produto que tem – sabe se ele é bom ou ruim.

Melhores marcas de Notebooks
Veja aqui algumas informações interessantes: Segundo a "Pesquisa Info de Marcas - Consumidores" para 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, pela ordem os melhores Notebooks são das seguintes marcas e respectivos fabricantes. Também, por estas pesquisas pode-se ter idéia de quais marcas estão dominando o mercado neste seguimento Notebook, e que também reflete no seguimento Netbooks e Desktops.

2007 (20 empresas pesquisadas):
Sony (1), Aplle, HP, Dell, Asus (5), Semp Toshiba, Acer, LG, Lenovo, Itautec (10), Philips, Positivo, Gigabyte, CCE, Microboard (15), Megawae, ECS, Amazon PC, Mirax e Airis (20).

2008 (25 empresas pesquisadas):
Sony (1), Aplle, Dell, HP, Asus (5), Acer, LG, Semp Tohisba, Positivo, Itautec (10), Lenovo, Philips, IntelBras, Encore, Microboard (15), Megaware, Amazon PC, Accept, CCE, Megatron (20), Evolute, Preview, Mirax, Airis e Proview (25).

2009 (25 empresas pesquisadas):
Aplle (1), Sony, Dell, HP, Asus (5), Acer, LG, Semp Tohisba, Itautec, Samsung (10), Microboard, Lenovo, Positivo, Philips, Gigabyte (15), IntelBras, CCE, Megaware, Philco, MSI (20), Accept, Megatron, Mirax, Leadership, Proview (25),

2010 (25 empresas pesquisadas):
Aplle (1), Sony, Dell, HP, Asus (5), Acer, LG, Semp Tohisba, Itautec e Samsung (10), Microboard, Lenovo, Positivo, Philips, Gigabyte (15), IntelBras, CCE, Megaware, Philco, MSI (20), Accept, Megatron, Mirax, Leadership, Proview (25).

2011 (25 empresas pesquisadas):
Aplle (1), Sony, Dell, HP, Asus (5), Acer, Samsung, LG, Lenovo, Microboard (10), Itautec, STI (Semp Tohisba), Philips, Gigabyte, Philco (15), Positivo, MSI, IntelBras, Megaware, CCE (20), Leadership, SIM+, Accept, Megatron e Mirax (25).

Top 15 dos Notebooks para 2012
Aplle, Sony, Dell, HP, Asus, Acer, Samsung, LG, Lenovo, Microboard, Itautec, STI (Semp Tohisba), Philips, Positivo, Gigabyte.

Abaixo, alguns links interessantes relacionados com o assunto abordado aqui:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/os-melhores-notebooks-do-ano-ate-entao/

http://www.tecmundo.com.br/notebook/16224-guia-de-compras-os-melhores-notebooks-para-o-natal-de-2011-video-.htm

http://lista10.org/tech-web/os-10-melhores-notebooks-do-mundo-2011/


Por: Jkbyte (4/2012)







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário